sábado, 26 de maio de 2012

Sábia laranjeira

Agora então vamos falar sobre o sábia laranjeira. Um pássaro lindo que assobia, e, que devemos conhecer: O sabiá-laranjeira é uma ave muito comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os Sábias, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo.É popular especialmente no Brasil , tendo se tornado por lei, em 2002, a ave-símbolo do país Já era símbolo do estado de São Paulo desde 1966 É citada por diversos poetas como o pássaro que canta o amor e a primavera.Habita originalmente florestas abertas e beiras de campos, mas como é uma espécie bastante adaptável penetrou com sucesso nas áreas de lavoura e cidades, exigindo porém a proximidade de água. É visto com frequência percorrendo o solo, mas nunca longe das árvores. É uma ave territorial mas relativamente tímida, e seu canto melodioso, aflautado e frequente logo denuncia sua presença, podendo ser ouvido a mais de 1 km de distância. Seu canto é longo, podendo durar até dois minutos sem interrupção.

João de Barro

Hoje então iremos falar sobre um joão de barro ao vir um em minha casa ele me inspira a falar mais e saber mais sobre ele, porque alias é um de nossos outros amados certo não? Logo eu irei falar sobre o sábia mas agora vou começar meu outro assunto: O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave passeriforme da família furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da , onde é chamado de hornero ("Ave de la Patria" - desde 1928 ).Vive em áreas de vegetação esparsa ou em campos abertos. Passa grande parte do tempo no solo, destacando-se por seu andar pausado característico, que alterna com pequenas corridas. Alimenta-se de insetos e larvas, aranhas e outros artrópodes. Pode ocasionalmente ingerir sementes. Raramente forrageia nas árvores. São monógamos e os casais permanecem unidos por longo tempo. Defendem seu território ao longo de todo o ano, tanto a fêmea como o macho, mas podem pernoitar fora de sua área. Têm o hábito de cantar juntos à entrada do ninho, agitando suas asas.

domingo, 13 de maio de 2012

As águias

Hoje vamos falar sobre um passáro muito bonito e diferenciado as águias. Existem dois tipos de águia no Brasil: a do jogo do bicho e a águia-pescadora, pertencente à Família das Pandionidae, também conhecida como como águia-pesqueira, águia-do-mar, guincho ou sangual. Segundo o Cemave do Ibama , a águia-pescadora (Pandion haliaetus) vem do hemisfério Norte, periodicamente, nos visitar. São grandes predadoras voadoras diurnas da família Accipitridae. Como todas as aves predadoras, as águias possuem grandes garras para apanhar as suas presas e umas patas poderosas. Também têm uma visão incrível que lhes permite descobrir e seguir a sua presa a longa distância. As águias têm uma visão nítida a uma distância a mais de 500 metros.

A águia de África possui uma força surpreendente. Um exemplar adulto desta espécie é capaz de matar e levantar do chão animais de 40 kg. Graças ao seu bico filtrante, a águia é a único pássaro capa de alimentar-se nas águas envenenadas dos sais vulcânicos.

A etimologia do termo águia é incerta. Chegou-se a 2 hipóteses: A primeira diz que o termo deriva da antiga palavra “aigla” e a outra diz que provém do latin popular “aquila”, que é também o nome de um género de águias composto pelas águias verdadeiras.